Por A Tribuna: 19 de julho de 2025 às 10:52
Monitoramento do trânsito de embarcações será ampliado com o sistema
A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial da União, o edital de licitação para a implantação do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Management Information System, VTMIS) no cais santista.
O sistema de monitoramento da área do Porto Organizado, diz a APS, vai permitir mais eficiência nas operações, segurança na navegabilidade e apoio no combate a ilícitos, como o tráfico de drogas. “O monitoramento em tempo real do tráfego de navios colocará o Porto de Santos em um degrau acima no rol dos mais modernos do mundo. É um marco da transformação digital para as operações, permitindo o controle das entradas e saídas dos navios, bem como mais eficiência do uso das instalações e operações portuárias”, diz o presidente da APS, Anderson Pomini.
O projeto obteve a licença de implantação há 15 anos. “Conseguimos cumprir, em um ano, todos os critérios técnicos exigidos, inclusive a homologação pela Marinha do Brasil”, afirma Pomini. O sistema terá câmeras e estações em locais elevados, como na Ilha da Moela, em Guarujá.
Tecnologia
As imagens geradas pelo VTMIS serão apresentadas, em tempo real, num centro operacional na própria APS, que terá a capacidade de interagir com o tráfego de embarcações e responder a todas as situações, desde a aproximação dos navios, áreas de fundeio, canal de acesso e até os terminais privados da Usiminas Tiplan/VLI, informou o gestor do VTMIS, Carlos Marden.
O sistema também compartilhará dados para apoiar as operações do Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal (PF), da Marinha e da Receita Federal, entre outros aliados na prevenção e repressão aos ilícitos contra navios e instalações portuárias. O sistema consegue detectar e identificar, em tempo real, embarcações suspeitas ou não autorizadas a navegar na área marítima do Porto Organizado.
Trâmite
As propostas das empresas interessadas serão recebidas até as 10 horas do dia 22 de setembro, mesma data em que ocorrerá a sessão de abertura. Até lá, a APS coordenará a realização de visitas técnicas dos pretendentes às áreas onde serão realizadas as obras de infraestrutura e serviços de engenharia.
Para isso, os interessados deverão solicitar, junto à gestora do Porto, o agendamento da visita até o dia 1º de agosto. Após essa data, a APS divulgará as datas, o roteiro e os detalhes das visitas técnicas. O edital está disponível.
Na Ilha
No dia 3 do mês passado, A Tribuna acompanhou uma equipe da APS até a Ilha da Moela, em Guarujá, que será um dos locais a ter torre com sensores do VTMIS. Na ocasião foi feito um acordo da gestora do Porto com a Marinha para autorizar a instalação dos equipamentos na Ilha. Na mesma data, a APS explicou que iniciará as operações em dezembro. O edital era previsto para o mês passado e o investimento estimado é de R$ 100 milhões. A Ilha da Moela, sob administração da Marinha, fica próxima à área de fundeio de navios. Dotada de um farol do século 19, é ponto de referência aos navegantes na região.