ANTAQ aprova estudo de atualização dos dados de prestação de serviço de transporte aquaviário

Brasil conta com uma extensão total estimada de 20,1 mil km de vias economicamente navegáveis no País

Por BE News – 02/02/2024 – 10h10

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou ontem, dia 1, estudo que atualiza os dados da matriz de transporte hidroviário de origem/destino das cargas e passageiros nas Vias Aquaviárias Interiores Economicamente Navegáveis (VEN). O levantamento, que é realizado bienalmente, traz a atualização dos dados sobre a prestação de serviço de transporte aquaviário nas vias navegáveis, a partir de levantamentos feitos em bases de dados da Antaq e informações obtidas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

Segundo a pesquisa, que teve como base o ano de 2022, o Brasil conta com uma extensão total estimada de 20,1 mil km de vias economicamente navegáveis no País, um crescimento de aproximadamente 5% em relação à extensão estimada no estudo de 2020.  O crescimento da malha hidroviária foi de 958 km.

Com a atualização dessa estimativa, a relação entre a malha hidroviária economicamente navegável atualmente, de 20,1 km, e aquela prevista no Plano Nacional de Viação (PNV), de 41,7 km, passou de 45% para 48%. 

A região hidrográfica que apresentou crescimento mais expressivo foi a Amazônica. Dos 958 km de incremento no percurso nacional, 763 km estão inseridos nessa região, com destaque para o transporte longitudinal de passageiros e misto. O estudo enfatiza que muitas localidades da Região Norte do Brasil são acessíveis apenas por aeronaves de pequeno porte e pelos rios, o que dá a dimensão da relevância do transporte aquaviário no Norte do país.