Porto do Açu inaugura seus primeiros armazéns de grãos

Investimento soma R$ 104 milhões

Por BE News: 5 de julho de 2024 às 7:20

O Porto do Açu, no Litoral Norte do Rio de Janeiro, inaugurou nessa quinta-feira, dia 4, dois armazéns destinados à operação de grãos – especialmente soja e milho. As instalações são do Grupo Minas Port, que investiu R$ 104 milhões no projeto e tem um contrato para atuar no complexo marítimo válido por 20 anos. Juntas, as duas unidades podem estocar 70 mil toneladas de grãos

Os dois armazéns são as primeiras instalações do Porto do Açu dedicadas à operação de grãos, que, antes, eram movimentados no terminal multicargas do complexo, onde também são estocados minério de ferro e petróleo. Para Rogério Zampronha, presidente da Prumo, controladora do porto, a instalação dos armazéns ampliará a eficiência no atendimento dessas commodities. “Finalmente o Estado do Rio entra no mapa do agro”, afirmou.

O presidente do Porto do Açu, Eugenio Figueiredo, considerava que esse projeto só ampliaria a operação de grãos quando o complexo marítimo passasse a contar com uma ferrovia, mas a inauguração nessa quinta mostrou que o aumento no embarque dessas cargas ocorrerá antes. “Esses galpões são o primeiro passo para ampliarmos os clientes do agronegócio”, destacou. E destacou que terá novos armazéns para grãos até o final do ano.